Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental é parte integrante do Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (LABEAD/IESC/UFRJ), uma das ações desencadeadas pelo Ministério da Saúde utilizando a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Este curso busca disseminar e ampliar o conhecimento para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e áreas afins, visando à implantação e consolidação da Vigilância em Saúde Ambiental em diversas localidades do país.

Será privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar e pretende-se desta forma que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.

O curso tem carga horária de 360h de disciplinas e mais 70 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, perfazendo um total de 430 horas. Será oferecido para todo o território nacional, gratuitamente, no formato semipresencial. O acompanhamento dos alunos será realizado por tutores.

Público Alvo

Profissionais com formação de nível superior que trabalhem em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, na área da saúde ou em áreas afins, e que atuem envolvidos com a estratégia de fortalecimento do SUS, nas áreas de vigilância e atenção em saúde e gestão em saúde ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral

Qualificar profissionais comprometidos com a política do Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação em Vigilância em Saúde Ambiental e áreas afins.

Objetivos Específicos

  • Conhecer o marco conceitual e histórico da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) no Brasil;
  • Discutir os principais conceitos, objetivos e elementos das atividades de Vigilância em Saúde Ambiental no âmbito do SUS;
  • Conhecer as diferentes ferramentas disponíveis para a VSA e sua aplicação no desenvolvimento dos programas de vigilância;
  • Qualificar os profissionais para identificar, propor e implementar soluções para problemas concretos que tenham relação com a VSA;
  • Desenvolver habilidades para realização de pesquisas científicas, com base nas diferentes metodologias e referenciais teórico-metodológicos;
  • Aplicar os métodos, procedimentos e ferramentas apresentados em estudos de casos; e
  • Realizar investigação ou levantamento de perfil relativo às questões de Saúde Ambiental que envolva a realidade local.

Metodologia

O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através da plataforma Moodle. Elaborada para ajudar os tutores no gerenciamento de conteúdos para os alunos e na administração do curso, esta plataforma permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes, bem como a interação entre o tutor e seus alunos, seja de maneira individual ou coletiva (ferramentas chat, fórum, etc).

Os alunos aprovados nas disciplinas e prova final deverão elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser apresentado à banca examinadora na UFRJ. Os custos relativos a este momento presencial serão de responsabilidade dos próprios alunos

Receberá o título de Especialista em Saúde Ambiental pela UFRJ o aluno que for aprovado em todas as disciplinas do curso, na prova final e na avaliação do TCC pela banca examinadora.

Conteúdo

O Curso está organizado em cinco disciplinas, que se subdividem em Unidades.

Disciplina I: Sistema Único de Saúde e Vigilância em Saúde no Brasil
  • Carga Horária: 60h
Disciplina II: Saúde e Ambiente
  • Carga Horária: 120h
Disciplina III: Metodologia da Pesquisa
  • Carga Horária: 45h
Disciplina IV: Instrumentos para a Vigilância em Saúde Ambiental
  • Carga Horária: 90h
Disciplina V: Metodologias para a Vigilância em Saúde Ambiental
  • Carga Horária: 45h